As relações que vamos construindo são importantes em nossa vida e podem contribuir muito em nosso desenvolvimento pessoal. Além de possibilitar viver pertencimento, amor e apoio, também possibilitam uma maior expansão de consciência.
É como aquela famosa frase de Carl Gustav Jung, que diz que o encontro de duas personalidades é tal qual o encontro de duas substâncias químicas, que se alguma reação ocorre ambas são transformadas. Aqui podemos entender que quando nós nos relacionamos afetivamente com outra pessoa, seja fraterna ou amorosamente, nós estamos abrindo espaço para transformarmos algo em nós.
Provavelmente você já viveu este tipo de situação em seu convívio social. A de ouvir de seu amigo uma opinião diferente, uma nova perspectiva, um modo diferente de ver as coisas. Isto porque nos desenvolvemos não apenas com nossas próprias experiências vividas mas também a partir da experiência que o outro viveu e partilha conosco.
Cada pessoa tem sua própria história de vida, suas características próprias e seu modo particular de ver e lidar com o mundo. Quando duas pessoas se encontram, todos estes aspectos de cada uma se encontram também, e com isto, surgem as discordâncias. Estas diferenças podem arruinar o vínculo ou, caso as pessoas estejam dispostas, auxiliar no crescimento de ambas.
Pois é dialogando sobre estas diferenças que podemos conhecer melhor um ponto de vista diferente do nosso, conhecer melhor a pessoa com quem estamos nos relacionando e conhecer melhor a nós mesmos.
OS EFEITOS FORTALECEDORES DOS RELACIONAMENTOS
Toda vez que você amplia uma perspectiva, você se desenvolve mais um pouco. Você passa a conhecer mais coisas do que conhecia no dia anterior. Um/a colega pode, por exemplo, compartilhar contigo um perrengue que passou e, numa próxima vez que for você quem vai passar por um perrengue semelhante, você poderá se basear na vivência do seu colega para encontrar uma solução.
Este é um dos efeitos fortalecedores dos relacionamentos, o vínculo como um espaço no qual você poderá viver experiências que não viveria sozinho, saber de coisas que não poderia saber sozinho. E se estiver em terapia é melhor ainda, pois terá este apoio especializado para refletir melhor sobre tudo isto.
Por fim, em minha vida pessoal vejo que minhas relações também me auxiliam a me conhecer melhor, além de que poder contar e compartilhar com quem está ao meu redor me traz mais felicidade, confiança e segurança para encarar a vida, que às vezes pode ser dura para todos nós… Para você também é assim?
Comentários
Postar um comentário