Quando a pessoa não está firmemente fundamentada em si própria, ciente de sua personalidade própria, seu jeito de pensar, sentir, seus talentos, potencialidades e limitações, esta pessoa corre o grave risco de se perder na multidão. De cair na armadilha do: pense assim, compre isto, sinta aquilo, faça tal coisa. E isto é muito triste pois a pessoa perde a chance de ser quem é, de ser autêntica! Está massificada: vai com o rebanho.
Nesse sentido, a Psicoterapia então é um dos caminhos que existem para ajudar a pessoa a se firmar em si mesma. A descobrir e fortalecer sua personalidade própria. Ela não mais será levada pelo grupo. Ela quem irá dirigir a própria vida e isto é lindo de se ver!
PSICOTERAPIA COMO UM CAMINHO
Para entender este caminho que é a Psicoterapia, podemos partir da própria palavra. Esta vem do grego Psyché que significa alma, e therapeuein que significa curar. É a cura da alma. Na abordagem Analítica Junguiana esta cura da alma, ou psique, se dá pela expansão da consciência a partir da integração de conteúdos inconscientes, e a consequente mudança de atitude perante a vida para uma mais saudável.
Integrar conteúdos inconscientes é o processo gradativo de conhecer e incorporar no dia-a-dia tudo aquilo que não sabia e passou a saber, ou seja, se conscientizou. Pode ser, por exemplo, um talento que a pessoa esqueceu, ou reprimiu, ou ainda que nem sabia que tinha.
Passando a saber que tem este talento como potencial em si própria, a pessoa pode então realizá-lo: passar a fazer aulas, separar um momento da semana para praticar... Pode vivenciar no cotidiano. Ou entendendo melhor um conflito que tenha, poderá então criar formas de resolvê-lo. Afinal, como a pessoa vai definir uma meta específica sem antes saber o que deseja realizar?
Como citado no exemplo acima, o padrão de atitude que a pessoa tem no dia-a-dia por vezes precisa de mudança, pois já não está mais harmonioso, está gerando conflitos. E esta mudança ocorre por meio da ampliação do conhecimento das coisas e de si próprio.
Sabe, conhecer o conteúdo inconsciente é semelhante à conhecer uma nova pessoa! De início, esta será uma total desconhecida para você. Você pode até sentir medo ou não ter uma primeira boa impressão. Mas, ao se aproximar e conversar um pouco, pode ver que na verdade trata-se de uma pessoa legal que vale a pena conhecer. E então, vai conhecendo melhor até virarem colegas, ou até amigos.
O caminho terapêutico na Psicoterapia de orientação Analítica Junguiana é justamente este: ir ampliando o campo de visão, ir vendo e conhecendo mais coisas. São diversas as ferramentas que facilitam esta expansão do conhecimento. Além do trabalho com o relato de pensamentos, emoções, atitudes e situações vividas no dia-a-dia, pode ser somada a análise mais simbólica considerando símbolos, sonhos e arquétipos.
CONECTAR-SE CONSIGO PRÓPRIO RESULTA EM DIVERSOS BENEFÍCIOS
Fazer psicoterapia é estar em um movimento contínuo de diálogo profundo consigo próprio, no intuito de descobrir as respostas para seus questionamentos, de construir um maior entendimento sobre seus padrões de atitudes na vida.
É a possibilidade de ir conhecendo melhor as razões e finalidades de suas escolhas e ações no dia-a-dia, com ajuda especializada. Deste modo, poderá ter atitudes mais assertivas, conscientes e coesas consigo mesmo.
Muitas vezes as situações de vida nos ensina, vai nos mostrando nossos pontos cegos e vamos descobrindo soluções para os conflitos a partir das experiências. Mas desta forma acaba sendo mais demorado e moroso, pois até a mudança se concretizar a pessoa já viveu várias chateações que poderiam ter sido evitadas.
AGILIZA A MUDANÇA PESSOAL E EVITA CERTAS DECEPÇÕES
Com o apoio especializado o caminho fica mais curto, pois a terapeuta tem a expertise para identificar estes padrões de atitudes que estão fazendo mal para a pessoa, ajudá-la a entender o conflito que está vivendo. E, também a construir uma saída para tudo isto. Tudo isto de maneira mais ágil, direcionada e assertiva, evitando chateações desnecessárias.
Por exemplo, ás vezes a pessoa precisa viver várias decepções para entender que precisa se posicionar mais. Na terapia, a terapeuta pode ajudá-la a identificar isto com mais agilidade, encurtando o caminho. A pessoa pode compreender isto antes de repetir as mesmas decepções outras vezes.
Por fim, a psicoterapia é um processo de fortalecimento da própria personalidade autêntica. De descoberta dos potenciais que já pulsam em você, podendo assim realizá-los em sua vida. Desta forma pode-se viver a vida de maneira mais harmoniosa, consigo mesmo e com o mundo ao redor.
Comentários
Postar um comentário