Muitas pessoas estão vivendo no piloto automático, seguindo o fluxo da maré. Mas existe uma maneira de romper isto e passar a viver de maneira menos automática e mais consciente. E a chave é a expansão de consciência.
Expandir a consciência é expandir o que você sabe e conhece, ir conhecendo mais coisas sobre si próprio e o mundo. Passar a ter este conhecimento mais amplo sobre tudo, incluindo si próprio, é um processo de fortalecimento psicológico que aumenta a probabilidade de fazer escolhas mais assertivas.
É importante trabalhar a ampliação de consciência pois, segundo Jung, até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino. Pois se você vai no piloto automático quer dizer que está indo impensadamente, ou seja, mesmo sem perceber, está agindo com base em tendências internas, como emoções, por exemplo.
Imagine esta situação: você caminhando pelos cômodos de uma casa com as luzes todas apagadas, totalmente no escuro. Difícil, né?! E perigoso! Você pode trombar com alguma parede ou algum móvel, podendo se machucar.
Passar a estar consciente de mais aspectos é como se você fosse acendendo as luzes destes cômodos e iluminando cada parte desta casa. Desta forma, o ambiente ficará mais iluminado, você poderá ver mais claramente tudo que ali está: as paredes, portas, móveis... E então, poderá caminhar pelos cômodos com maior segurança e com menor probabilidade de se machucar.
O processo de ir ampliando a consciência é o de ir conhecendo cada vez mais sobre si e o mundo, podendo, desta forma, ter mais recursos para tomar decisões mais assertivas e condizentes com quem você é e, evitar assim, machucados desnecessários.
BENEFÍCIOS DA AMPLIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA
Seguir este caminho de ampliação de consciência aprofundando o conhecimento de si próprio e do mundo ao seu redor pode trazer diversos benefícios, como estes 3 a seguir:
Assertividade: Você não estará mais escolhendo e agindo no escuro, meio que no piloto automático. Mas sim, estará mais ciente dos aspectos daquela situação e poderá refletir melhor sobre estes, construindo uma linha de raciocínio bem clara de prós e contras, implicações de cada escolha. Assim, quando fizer a escolha esta será fruto de toda uma reflexão minuciosa e clara, trazendo mais assertividade.
Empoderamento: Quando você toma suas próprias decisões com base em sua respectiva análise, você está tendo domínio sobre a sua própria vida. Você é quem escolhe e age fazendo sua própria história. Esta atitude faz com que você se fortaleça cada vez mais, reconheça seu potencial e o concretize em ações.
Bem-estar: Conforme você vai reconhecendo o seu potencial e percebendo que consegue tomar suas próprias decisões com assertividade, uma consequência possível é ir se sentindo mais seguro consigo mesmo e fortalecido, e, assim, mais resistente para lidar com os desafios da vida.
Contar com um caminho terapêutico para um melhor diálogo interno é uma forma de expandir a consciência. Existe uma variedade de tipos de acompanhamentos, como a psicoterapia Analítica Junguiana que pode te ajudar neste seu processo. Procure conhecê-los melhor, com certeza algum deles será um grande aliado em seu desenvolvimento pessoal.
Comentários
Postar um comentário