Diz-se por aí que apenas sonhamos com pessoas que já vimos ou lugares que já fomos… mas será que é verdade?
Para responder isto precisamos primeiro compreender um pouco sobre como nosso inconsciente pessoal funciona. Este é o lugar em que fica registrado tudo o que vimos, ouvimos… enfim, tudo aquilo que vivemos ao longo da vida.
Por exemplo, quando assistimos um episódio de uma série temos ali uma imensidão de detalhes para prestar atenção e é humanamente impossível se lembrar de tudo. Você pode, por exemplo, ter visto o episódio inteiro e, ao final, não se lembrar qual a cor dos olhos ou da roupa do personagem. Isto acontece porque nossa atenção é seletiva, conseguimos prestar atenção em algumas coisas por vez.
Mas aí que tá o pulo do gato. As outras coisas que não recebem nossa atenção também ficam registradas em nossa mente, mas de forma inconsciente ou subliminar. É isto mesmo, o inconsciente grava tudo!
E então, tendo todos estes registros à disposição, o Inconsciente os utiliza para construir os sonhos que sonhamos todas as noites.
O inconsciente também é atemporal. Isto quer dizer que não há tempo definido neste, diferente da consciência em que passado, presente e futuro são bem definidos. Isto explica a ocorrência eventual de sonhos premonitórios, que é quando aparece no sonho um ambiente ou pessoa que o sonhador conhecerá apenas futuramente.
Portanto, não se assuste se aparecer no sonho alguém desconhecido ou um lugar que você nunca visitou. Pode ser que você ainda irá conhecê-los futuramente, ou ainda que tenha visto aquela imagem ao navegar nas redes sociais, por exemplo, e apenas não registrou esta informação de forma consciente. Já teve um sonho assim?
Comentários
Postar um comentário