Pular para o conteúdo principal

PRÁTICA DO AUTOPERDÃO: 3 PASSOS QUE FAZEM A DIFERENÇA

Afinal, é possível se perdoar? Por vezes parece ser impossível e ficamos presos na culpa remoendo o erro cometido. Esta é uma situação muito delicada e que todos nós estamos suscetíveis a viver em algum momento da vida. Mas é possível sim trabalhar o autoperdão e aqui partilho contigo 3 estratégias para você refletir e praticar:



ENTENDER QUE ERRAR FAZ PARTE


Muitas vezes evitamos errar por achar inadmissível, mas é preciso mudar esta perspectiva porque o erro faz parte da experiência humana. Não nascemos sabendo tudo, mas sim, vamos aprendendo a partir das experiências.


E esta aprendizagem, ou desenvolvimento, implica em tentar e errar até acertar. Então tente e dê o seu melhor, faça a melhor análise possível, tome a melhor decisão possível mas sabendo que erros podem acontecer.


E se acontecer, ao invés de remoer, procure refletir. Provavelmente aprenderá algo de valioso e avançará mais em seu desenvolvimento pessoal, tendo a oportunidade de fazer diferente e melhor no amanhã. 



VOCÊ FEZ O MELHOR QUE PÔDE


Provavelmente em algum momento de sua vida você já pensou "poderia ter feito diferente!". É um pensamento natural quando em momentos que envolvem culpa ou arrependimento. Mas pensando bem nesta afirmação, será que poderia mesmo ter feito diferente? Se você realmente pudesse você teria feito, não é mesmo?


Na verdade, você fez o melhor que pôde naquele momento. Teve a sua análise e tomou sua decisão a partir do que você julgou ser melhor naquele instante. Pode até ser que depois você mudou de ideia, mas isto não exclui o fato de que você fez no ontem aquilo que estava ao seu alcance.



ACEITAR A SI PRÓPRIO, EM ESPECIAL OS DEFEITOS


Não sei se você já passou por isto, mas é muito comum a pessoa ter dificuldade para aceitar que tem defeitos. Pode ser muito mais fácil olhar para as potencialidades e qualidades do que para estes aspectos mais sombrios em nós como são os defeitos.


Quando não os aceitamos em nós, podemos nos culpar e nos tratar mal como se estivéssemos em guerra conosco, querendo eliminar aquele defeito a qualquer custo. Mas a verdade é que este defeito também é você, é uma parte desta totalidade que você é e não tem como eliminá-lo. É muito melhor, portanto, estar ciente destes defeitos e procurar formas mais saudáveis de lidar com estes.  



Por fim, quem nunca sentiu culpa, seja numa intensidade leve ou visceral, e não soube muito bem como lidar com esta emoção... É uma situação bem difícil se sentir perdida, sem saber o que fazer. Estas então são algumas possibilidades nas quais você poderá se basear para realizar seu trabalho interno de praticar o autoperdão e aprimorar ainda mais sua jornada de desenvolvimento pessoal.







Imagem da plataforma de design gráfico Canva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES QUE ME AJUDARAM A ENTENDER MELHOR MINHA MISSÃO DE VIDA

É muito comum se perguntar qual sua respectiva missão de vida. Não há uma forma única de encontrar a resposta e talvez não haja uma resposta absoluta. Mas existem algumas perspectivas interessantes que ajudam no processo. E aqui partilharei contigo três frases que me marcaram muito na reflexão sobre minha missão de vida e que, talvez, possam te inspirar também "Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos" - Joseph Campbell Assim que vi esta frase achei tão genial! Esta perspectiva de que somos nós quem damos sentido à vida a partir das experiências que vivemos. O sentido não como o destino final, mas como algo que é vivenciado a cada dia, a cada situação… é a própria trajetória. O que te faz sentir vivo?  "Cada pessoa tem que realizar algo exclusivamente seu" - Marie-Louise Von Franz Esta frase mora no meu coração! Cada pessoa tem um talento que se destaca, um chamado que é s...

O QUE É EXPANSÃO DE CONSCIÊNCIA E QUAIS OS BENEFÍCIOS

  Muitas pessoas estão vivendo no piloto automático, seguindo o fluxo da maré. Mas existe uma maneira de romper isto e passar a viver de maneira menos automática e mais consciente. E a chave é a expansão de consciência . Expandir a consciência é expandir o que você sabe e conhece, ir conhecendo mais coisas sobre si próprio e o mundo. Passar a ter este conhecimento mais amplo sobre tudo, incluindo si próprio, é um processo de fortalecimento psicológico que aumenta a probabilidade de fazer escolhas mais assertivas.  É importante trabalhar a ampliação de consciência pois, segundo Jung, até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino . Pois se você vai no piloto automático quer dizer que está indo impensadamente, ou seja, mesmo sem perceber, está agindo com base em tendências internas, como emoções, por exemplo. Imagine esta situação: você caminhando pelos cômodos de uma casa com as luzes todas apagadas, totalmente no escuro. Dif...