Pular para o conteúdo principal

AUTOCONHECIMENTO: UMA IMPORTANTE CHAVE PARA DESTRAVAR A VIDA

O processo de conhecer a si próprio é uma importante chave que permite à pessoa ter maior clareza sobre os motivos e finalidades de suas ações. Encontrar mais facilmente as respostas para as perguntas porquê e para quê: escolho isto? Reajo desta forma? Sinto-me assim? Estou vivendo novamente esta mesma situação? 


Quando a pessoa não se conhece estas respostas faltam. No lugar da clareza há a escuridão e o desconhecido e talvez no máximo a única resposta possível seja: “Não sei!”.


Pra completar, a pessoa provavelmente de tempos em tempos se perceberá repetindo a mesma história, o mesmo padrão. Como, por exemplo, aquela típica situação em que muda o/a parceiro/a amoroso/a buscando viver uma relação diferente das anteriores mas, quando se dá conta percebe que esta relação é muito semelhante às anteriores, senão idêntica - falando assim parece até um enredo de um filme de terror, não é mesmo?!


Neste momento vêm o peso emocional de notar que, sem perceber, ficou como que travado na mesma história e abdicou do controle da própria vida. Está agindo no escuro, indo com a maré. Cito aqui a famosa frase de Carl Gustav Jung, quando fala que "até você se tornar consciente o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino".


Ou seja, se a pessoa não está escolhendo e agindo conscientemente então algo inconsciente está escolhendo por ela, e assim, está no controle do seu viver.



RETOMANDO A DIREÇÃO DA PRÓPRIA VIDA


Mas calma, é possível sim retomar este controle a partir desta importante chave que é o autoconhecimento! E que bom que existem recursos terapêuticos para auxiliar neste processo como a própria Psicoterapia de orientação Analítica Junguiana, que é um excelente suporte profissional.


É por tudo isto que construir uma maior consciência de si é tão importante e reflete concretamente na vida cotidiana, pois a pessoa consegue compreender os motivos e as finalidades de seus padrões de comportamento, tendo a chance, assim, de modificá-los para melhor.


Como diz Carl Gustav Jung, “e como poderá ver claramente, quem não se vê a si mesmo, nem às obscuridades que inconscientemente impregnam todas as suas ações?” (OC, Vol. 11/1, §140).


Ter mais clareza de si é consequentemente ter mais clareza na vida no geral, nas situações e relações vividas. É vivenciar situações tal qual estas se apresentam, é se relacionar com as pessoas reais ao invés das imaginadas, é se reconhecer como se é ao invés de como se supõe ser.


É destravar a vida ao romper com velhos padrões e com este ciclo de situações repetitivas, revelando um viver mais consciente, autêntico e significativo.


 






Referência: JUNG, C. G. Psicologia e Religião Ocidental e Oriental. O/C, v. 11/1. 10. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Imagem da plataforma de design gráfico Canva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES QUE ME AJUDARAM A ENTENDER MELHOR MINHA MISSÃO DE VIDA

É muito comum se perguntar qual sua respectiva missão de vida. Não há uma forma única de encontrar a resposta e talvez não haja uma resposta absoluta. Mas existem algumas perspectivas interessantes que ajudam no processo. E aqui partilharei contigo três frases que me marcaram muito na reflexão sobre minha missão de vida e que, talvez, possam te inspirar também "Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos" - Joseph Campbell Assim que vi esta frase achei tão genial! Esta perspectiva de que somos nós quem damos sentido à vida a partir das experiências que vivemos. O sentido não como o destino final, mas como algo que é vivenciado a cada dia, a cada situação… é a própria trajetória. O que te faz sentir vivo?  "Cada pessoa tem que realizar algo exclusivamente seu" - Marie-Louise Von Franz Esta frase mora no meu coração! Cada pessoa tem um talento que se destaca, um chamado que é s...

O QUE É EXPANSÃO DE CONSCIÊNCIA E QUAIS OS BENEFÍCIOS

  Muitas pessoas estão vivendo no piloto automático, seguindo o fluxo da maré. Mas existe uma maneira de romper isto e passar a viver de maneira menos automática e mais consciente. E a chave é a expansão de consciência . Expandir a consciência é expandir o que você sabe e conhece, ir conhecendo mais coisas sobre si próprio e o mundo. Passar a ter este conhecimento mais amplo sobre tudo, incluindo si próprio, é um processo de fortalecimento psicológico que aumenta a probabilidade de fazer escolhas mais assertivas.  É importante trabalhar a ampliação de consciência pois, segundo Jung, até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino . Pois se você vai no piloto automático quer dizer que está indo impensadamente, ou seja, mesmo sem perceber, está agindo com base em tendências internas, como emoções, por exemplo. Imagine esta situação: você caminhando pelos cômodos de uma casa com as luzes todas apagadas, totalmente no escuro. Dif...