Pular para o conteúdo principal

DESVENDANDO O CAMINHO PARA O BEM-ESTAR EMOCIONAL

O bem-estar emocional é um estado de equilíbrio e harmonia interior no qual a pessoa se sente conectada tanto consigo mesma quanto com o mundo ao seu redor. Este estado envolve uma série de aspectos, incluindo autoconsciência, autorregulação emocional, resiliência e relacionamentos saudáveis.

Falando assim parece até tratar-se de uma utopia inalcançável, ou de uma situação que ocorreria como efeito de uma pílula milagrosa. Mas na verdade, trata-se de um caminho no qual se desenvolve e fortalece gradativamente várias ferramentas, bem como passa a ampliar a perspectiva sobre si próprio e sobre o mundo.

São vários os fatores que compõem este caminho e interferem diretamente no sucesso ou insucesso da manutenção do bem-estar: o quanto a pessoa conhece a si própria, suas necessidades, limites, padrões de atitudes como também a forma como gerencia suas próprias emoções; bem como a maneira que lida com os desafios da vida e a qualidade de suas relações.

A pessoa que busca aprimorar seu bem-estar precisa trilhar este caminho e trabalhar em si própria estes aspectos. Assim, poderá desfrutar de diversos outros benefícios: será capaz de lidar de maneira mais eficaz com os desafios da vida, manter um estado de ânimo mais positivo e cultivar uma sensação de maior contentamento e satisfação pessoal.

Já pensou que maravilha não se sentir soterrado pelos problemas, mas ter melhores condições de enfrentá-los de frente, vendo-os a partir de uma nova perspectiva? Também sentir-se mais gratificado nas relações ao poder construir conexões mais profundas e genuínas, bem como conseguir se posicionar e colocar seus limites de maneira mais tranquila quando necessário?

Trabalhando o bem-estar é possível passar a desfrutar destes benefícios de maneira gradual e cumulativa. Mas atenção, isso não significa que a pessoa não sentirá emoções negativas, pois estas fazem parte do viver. Pode-se ter experiências que suscitam frustração, por exemplo, como quando não consegue conquistar algo que queria muito.

Ter melhor bem-estar emocional significa que terá melhor habilidade de reconhecer, compreender e gerenciar estas emoções negativas de maneira mais construtiva, promovendo assim uma sensação mais duradoura de harmonia e contentamento mesmo com os desafios e dissabores da vida.

Dentre os vários caminhos que existem para desenvolver estes fatores que compõem o bem-estar emocional, se destaca a Psicoterapia Analítica Junguiana. 


DESVENDANDO O CAMINHO

Entrar nesse processo que é a psicoterapia é aceitar um convite para mergulhar, com o apoio da terapeuta, em um diálogo profundo e reflexivo consigo mesmo, que permite compreender tanto as origens quanto as finalidades dos padrões de atitudes - pensamentos e comportamentos

Por meio da psicoterapia Junguiana, a pessoa é incentivada a ampliar a consciência de si própria. Tem auxílio para reconhecer e integrar as diversas partes de sua personalidade, muitas vezes relegadas ao escuro do inconsciente. Com isto, estará menos suscetível a ter reações impulsivas pois, ao se conhecer de maneira mais ampla, poderá reconhecer e gerenciar melhor suas emoções, pensamentos  e atitudes.


Terá o apoio para aprimorar seus relacionamentos e vivê-los de forma mais harmoniosa, também para se fortalecer e ter mais recursos emocionais para enfrentar melhor os desafios da vida. Terá maior tendência a fazer escolhas mais conscientes e, portanto, menos impulsivas.

Estas atitudes impulsivas são danosas para o bem-estar emocional pois podem trazer arrependimentos e/ou consequências danosas para a pessoa ou suas relações. Ao longo do processo terapêutico a pessoa vai desenvolvendo gradativamente uma maior consciência emocional, que a capacita para responder às situações da vida com mais clareza, autenticidade e assertividade, em vez de reagir de maneira impulsiva ou inconsciente.

Isto porque aprende a reconhecer e nomear seus sentimentos, não sendo mais dominada por eles; vai compreendendo melhor os seus padrões emocionais bem como as suas reações automáticas.


O BEM-ESTAR DE SE VER MAIS EM PAZ E COESO CONSIGO PRÓPRIO

Na psicoterapia a pessoa também terá suporte para reconhecer em si própria aqueles aspectos contraditórios ou complicados. Como exemplo, alguém que tem dons artísticos mas pertence a uma família que desvaloriza este talento, ou gosta de determinado tipo de música que não é bem aceito em seu meio social.

A terapia pode ser um caminho de fazer as pazes consigo mesmo, aceitar os talentos e preferências que naturalmente tem para, então, pensar em formas saudáveis de encaixá-los em sua vida diária. Isto impulsiona a encontrar um senso mais profundo de unidade e integração interior.

Por fim, a psicoterapia Junguiana ajuda a encontrar um sentido mais profundo de propósito e significado na vida. A pessoa ao integrar seus diferentes aspectos de si própria e reconhecer sua conexão com o todo, pode descobrir um sentido de harmonia e bem-estar que pode ser vivido apesar das preocupações cotidianas.

Assim, a psicoterapia se revela não apenas como um meio de cura de conflitos, mas como um caminho para o florescimento humano e o desenvolvimento do bem-estar emocional.


Imagem da plataforma de design gráfico Canva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES QUE ME AJUDARAM A ENTENDER MELHOR MINHA MISSÃO DE VIDA

É muito comum se perguntar qual sua respectiva missão de vida. Não há uma forma única de encontrar a resposta e talvez não haja uma resposta absoluta. Mas existem algumas perspectivas interessantes que ajudam no processo. E aqui partilharei contigo três frases que me marcaram muito na reflexão sobre minha missão de vida e que, talvez, possam te inspirar também "Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos" - Joseph Campbell Assim que vi esta frase achei tão genial! Esta perspectiva de que somos nós quem damos sentido à vida a partir das experiências que vivemos. O sentido não como o destino final, mas como algo que é vivenciado a cada dia, a cada situação… é a própria trajetória. O que te faz sentir vivo?  "Cada pessoa tem que realizar algo exclusivamente seu" - Marie-Louise Von Franz Esta frase mora no meu coração! Cada pessoa tem um talento que se destaca, um chamado que é s...

O QUE É EXPANSÃO DE CONSCIÊNCIA E QUAIS OS BENEFÍCIOS

  Muitas pessoas estão vivendo no piloto automático, seguindo o fluxo da maré. Mas existe uma maneira de romper isto e passar a viver de maneira menos automática e mais consciente. E a chave é a expansão de consciência . Expandir a consciência é expandir o que você sabe e conhece, ir conhecendo mais coisas sobre si próprio e o mundo. Passar a ter este conhecimento mais amplo sobre tudo, incluindo si próprio, é um processo de fortalecimento psicológico que aumenta a probabilidade de fazer escolhas mais assertivas.  É importante trabalhar a ampliação de consciência pois, segundo Jung, até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino . Pois se você vai no piloto automático quer dizer que está indo impensadamente, ou seja, mesmo sem perceber, está agindo com base em tendências internas, como emoções, por exemplo. Imagine esta situação: você caminhando pelos cômodos de uma casa com as luzes todas apagadas, totalmente no escuro. Dif...