Uma dúvida que já pode ter passado pela sua cabeça é: quais motivos são válidos para procurar psicoterapia? Neste texto vou te explicar direitinho e já adianto um spoiler: a terapia pode te ajudar em todos os âmbitos da vida pois em todos eles há o mesmo denominador comum: Você!
Quando você muda, esta mudança transborda para todos os setores do seu viver. Pois você passará a ter novas atitudes nestes diferentes cenários, seja na vida pessoal, profissional ou relacionamentos por exemplo.
A cada sessão de Psicoterapia você contará com o apoio da/o terapeuta para analisar melhor tudo aquilo que está te incomodando ou gerando conflitos. Terá a oportunidade de ir se fortalecendo mais para lidar melhor com as adversidades e desafios da vida diária.
Vida pessoal: Na Psicoterapia você terá o apoio para investigar os fatores que contribuíram para você se tornar quem é hoje, e que estão direcionando suas escolhas e ações no hoje, você percebendo ou não. A partir deste autoconhecimento, é possível identificar quais padrões de atitude não estão adequados pois estão trazendo conflitos, e assim, analisar melhor e trabalhar a mudança. Podem ser inseguranças, baixa autoestima, autossabotagem, sobrecarga emocional, ou ainda a vontade de se conhecer mais profundamente e aprimorar aspectos pessoais, por exemplo.
Profissional: Fatores subjetivos podem interferir em seu desempenho profissional, levando a repetir padrão de atitude de autossabotagem, por exemplo. Se conhecer melhor é saber mais claramente os motivos e finalidades que direcionam suas escolhas e ações no dia-a-dia de trabalho. Além de auxiliar a desenvolver habilidades que serão instrumentos valiosos e estratégicos no trabalho e constituirão esta persona (papel social) Profissional.
Relacionamentos: É possível também repensar os padrões de relacionamento que estão sendo vividos, identificando as atitudes que não estão saudáveis e precisam de mudança. Terá o apoio especializado para analisar melhor a qualidade das relações bem como trabalhar os aspectos que sejam necessários, como exemplo estabelecimento de limites, formas de se posicionar, ciúmes exagerado, lidar com situações como término de relacionamento dentre outras questões.
Mudanças: Toda mudança é um período crítico pois exige reorganização de diversos fatores, inclui correr alguns riscos e é potencialmente estressante. Quando mudamos, nos lançamos a algo novo e isto, naturalmente, pode suscitar medos e inseguranças. Podem ser mudanças, por exemplo: de país, período da vida como a passagem da adolescência para a vida adulta, deixar de ser estudante para ser profissional, de emprego/carreira, casamento, maternidade ou paternidade dentre outros.
Se estiver complicado reorganizar sozinho todos os fatores em algum destes âmbitos, conte com um apoio profissional. Com certeza te ajudará a clarear melhor as perspectivas e avaliar tudo o que for necessário para a melhor adaptação. A psicoterapia pode ser o meio para ter mais clareza das suas vontades e ações e, trabalhar melhor questões passadas que ainda te instigam e influenciam no seu Eu do presente e do futuro nos diversos âmbitos da vida.
Comentários
Postar um comentário