Pular para o conteúdo principal

DE OLHO NO BURNOUT: O QUE É E COMO PREVENIR

Se você já sentiu, ou sente no momento, exaustão extrema, estresse e esgotamento físico e, identifica que estes sintomas são resultantes da situação de trabalho, saiba que estes são alguns possíveis sintomas do Burnout, também conhecido popularmente como Síndrome do Esgotamento Profissional”.

O Burnout é um quadro que se estabelece pouco a pouco e é fruto de sucessivos desgastes vividos no ambiente de trabalho. A pessoa vai percebendo em si própria alguns sinais como cansaço, tristeza, irritabilidade, dificuldade de manter a concentração e a produtividade. 

Também pode perceber alterações significativas no padrão de sono e alimentação, até chegar ao ponto em que a noite de sono e os finais de semana já não são suficientes para sentir-se descansada, bem como o dia-a-dia pode ir se tornando cada vez mais pesado com acúmulo de uma imensidão de árduas tarefas.  

Neste cenário é natural sentir também culpa, julgando-se ser incapaz por não estar conseguindo dar conta de todas as demandas diárias. Tudo isto pode ir se instalando na pessoa num gradativo e como fruto de desgastes constantes no trabalho. 


QUAIS DESGASTES PODEM SER VIVIDOS NO AMBIENTE DE TRABALHO?

O ambiente de trabalho é composto por diversas tarefas, situações e variáveis específicas, e, algumas destas podem favorecer o desgaste na pessoa. Como quando, por exemplo, a pessoa é desafiada para além de seus limites constantemente. 

Veja bem, lidar com desafios e aprender com estes é saudável e leva a um crescimento pessoal. Mas, apenas quando estes desafios estão dentro dos limites do alcançável e do saudável, correspondem com a real capacidade da pessoa. 

Um desafio não alcançável é, por exemplo, cobrar um nível alto de expertise de quem acabou de iniciar naquela área de atuação - simplesmente não é possível. Ao querer fazer o impossível, ultrapassar todo e qualquer desafio custe o que custar… o custo chega e é caro, pois a pessoa estará desrespeitando seus próprios limites e faltando com seu cuidado pessoal.

Isto expressa uma desconexão da pessoa consigo mesma e que, ao focar quase que unicamente na conquista e sucesso profissional, outros aspectos são desvalorizados e até renegados, como as vivências emocionais, os relacionamentos, o cuidado com a saúde integral: mente e corpo; bem como o sentido mais profundo e significativo da vida. 


ESTRATÉGIA PARA SE PREVENIR DO BURNOUT 

A melhor forma de prevenir é identificar os sinais que apontam que um quadro de Burnout pode estar gradativamente se estabelecendo. Identificar estes sinais o quanto antes será importante para impedir que o quadro se agrave e, já começar a tratá-lo por meio da psicoterapia com uma profissional Psicóloga enquanto está em estágio inicial. 

Além dos possíveis sintomas psicológicos e físicos descritos no início do artigo, alguns padrões de atitudes são também variáveis que compõe este caminho rumo ao Burnout e servem como um sinal de que algo pode não estar bem são, por exemplo:  


Necessidade de aprovação: A aprovação social é uma importante ferramenta no desenvolvimento da pessoa. Quando criança, é a aprovação dos pais que direciona a formação, pois esta valida determinados comportamentos. Nas corporações, não à toa tem-se como prática o feedback ao funcionário. 

Mas, se quando adulto continua com este padrão de buscar aprovação de colegas e superiores de forma constante, pode-se ficar na posição de refém desta aprovação. Aí está armada a armadilha: a pessoa pode se cobrar a fazer o impossível para ganhar esta aprovação. E a isto se soma o próximo tópico.


Dificuldade em se desligar do trabalho: Já que a pessoa busca aprovação externa, poderá se propor a ultrapassar todos os seus limites na performance do trabalho. Um destes limites pode ser a quantidade de tempo de vida que a pessoa destina ao trabalho. O "é só um e-mail" ou "é só uma ligação urgente no final de semana" ou ainda "é este tempo que tenho para inovar em soluções para o trabalho" pode tomar o tempo de outras áreas da vida. 

Para além do tempo, tem também a energia física e psicológica que se investe no trabalho, por vezes a pessoa deixa de pensar em assuntos de outras áreas da vida - pessoal, relacionamentos - para focar exclusivamente no trabalho. Neste cenário a pessoa já não trabalha para viver, mas quase que vive para trabalhar, o que nos leva ao próximo tópico.   


Afastamento da vida social: Neste caminho de buscar aprovação constante e focar quase que exclusivamente no trabalho, a pessoa, percebendo ou não, pouco a pouco vai negligenciando diversas coisas. Como a saúde do corpo ao não priorizar no mínimo o check-up anual, e a vida social. 

A pessoa pode, por falta de tempo e ânimo, ou outras razões, deixar de investir nas suas relações. Isolar-se de amigos e familiares, o que não é saudável pois as relações interpessoais são muito importantes para o desenvolvimento e qualidade de vida da pessoa. 


UMA SAÍDA PARA O BURNOUT

Como vimos, são vários os aspectos relacionados ao desenvolvimento do Burnout. São sinais que vão mostrando que algo não está saudável e o bem-estar está sendo afetado. E é entendendo estes aspectos, que pode-se construir uma saída para este problema

Repensar esta busca por aprovação constante, as prioridades e o sentido da vida para além da performance profissional e a qualidade das relações, são passos para fortalecer o bem-estar e evitar chegar neste extremo que é o Burnout. 

Se você se reconheceu em alguns aspectos descritos neste texto, saiba que um apoio especializado pode te ajudar neste processo de reflexão e transformação de padrões de atitude. A psicoterapia pode te ajudar a construir novas formas de realizar sua ambição profissional sem prejudicar sua saúde mental. 


Imagens da plataforma de design gráfico Canva


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES QUE ME AJUDARAM A ENTENDER MELHOR MINHA MISSÃO DE VIDA

É muito comum se perguntar qual sua respectiva missão de vida. Não há uma forma única de encontrar a resposta e talvez não haja uma resposta absoluta. Mas existem algumas perspectivas interessantes que ajudam no processo. E aqui partilharei contigo três frases que me marcaram muito na reflexão sobre minha missão de vida e que, talvez, possam te inspirar também "Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos" - Joseph Campbell Assim que vi esta frase achei tão genial! Esta perspectiva de que somos nós quem damos sentido à vida a partir das experiências que vivemos. O sentido não como o destino final, mas como algo que é vivenciado a cada dia, a cada situação… é a própria trajetória. O que te faz sentir vivo?  "Cada pessoa tem que realizar algo exclusivamente seu" - Marie-Louise Von Franz Esta frase mora no meu coração! Cada pessoa tem um talento que se destaca, um chamado que é s...

O QUE É EXPANSÃO DE CONSCIÊNCIA E QUAIS OS BENEFÍCIOS

  Muitas pessoas estão vivendo no piloto automático, seguindo o fluxo da maré. Mas existe uma maneira de romper isto e passar a viver de maneira menos automática e mais consciente. E a chave é a expansão de consciência . Expandir a consciência é expandir o que você sabe e conhece, ir conhecendo mais coisas sobre si próprio e o mundo. Passar a ter este conhecimento mais amplo sobre tudo, incluindo si próprio, é um processo de fortalecimento psicológico que aumenta a probabilidade de fazer escolhas mais assertivas.  É importante trabalhar a ampliação de consciência pois, segundo Jung, até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino . Pois se você vai no piloto automático quer dizer que está indo impensadamente, ou seja, mesmo sem perceber, está agindo com base em tendências internas, como emoções, por exemplo. Imagine esta situação: você caminhando pelos cômodos de uma casa com as luzes todas apagadas, totalmente no escuro. Dif...