É sério que podemos estar vivendo um relacionamento idealizado sem saber disto? Como construir relações mais realistas? Para entender melhor tudo isto e te ajudar a evitar viver fanfics que podem te levar a desilusões afetivas vou trazer um exemplo simples. Imagine que você é um grande pacote que contém diversas coisas. Tipo esses grandes pacotes de balas, sabe?!
Agora imagine que parte destas coisas você conhece e a outra parte você desconhece, ou seja, é como se você conseguisse ver e saber que está lá apenas uma parte das balas deste pacote e esta é a parte Consciente. A que você não vê e nem sabe que lá está é a Inconsciente, a que você desconhece. E é justamente nesta parte inconsciente que está o “pulo do gato”!
Pois aquilo que ainda não (re)conhecemos em nós mesmos busca ser conhecido por nós: quer fazer parte! Para que isto aconteça, o inconsciente tem alguns caminhos possíveis como os sonhos que sonhamos todas as noites e também as projeções: e é nestas que focaremos neste texto.
AS PROJEÇÕES NOS RELACIONAMENTOS
Nós projetamos no mundo tudo aquilo que ainda é desconhecido em nós mesmos. Tal qual o filme é projetado na tela do cinema e nossa imagem é refletida no espelho, nós vemos em objetos, situações e pessoas características que são nossas e que ainda não conhecemos. Pode ser características, defeitos ou ainda talentos, por exemplo.
A projeção acontece naturalmente! Todos nós projetamos conteúdos nossos, a diferença estará no que faremos com estas projeções, pois podemos buscar compreender estes conteúdos criando consciência ou não buscar isto permanecendo inconsciente. Então podemos dizer que esta tem uma finalidade boa, que é nos ajudar a ampliar nosso autoconhecimento. A coisa complica quando não nos conscientizamos e permanecemos inconscientes.
Você pode, por exemplo, se relacionando com “quem você acha que a pessoa é” do que de fato com quem a “pessoa realmente é”. Neste caso, você estará vivendo um relacionamento imaginado, tipo uma fanfic, sabe?!
E esta relação idealizada é uma grande cilada pois aumenta a chance de passar por algumas coisas desagradáveis, como, por exemplo, você ver que suas expectativas não estão sendo correspondidas e não entender o porquê disto tudo, ver na outra pessoa características que não se sustentam porque não correspondem a quem esta pessoa realmente é, também vivenciar a relação com base em ilusões e em algum momento sofrer desilusões.
VIVENDO RELACIONAMENTOS MAIS REAIS
E como viver relacionamentos mais reais? Utilizando o poder da Conscientização! Ir conhecendo a outra pessoa o mais objetivamente possível: “eu estou vendo isto na pessoa ou ela realmente é assim?”.
Com o tempo vamos conhecendo melhor a pessoa tal qual ela é: seu jeito particular de ser com suas características próprias, manias, medos defeitos… e assim vamos podendo diferenciar melhor quem é cada um. O que é meu e o que é da pessoa. Quais características eu achava que ela tinha e quais ela realmente tem.
Veja bem, é normal que criemos algumas hipóteses ou suposições sobre as pessoas, isto faz parte. O problema é tratar esta hipótese como certeza. Então, lembre-se de se questionar quando achar que a pessoa tem determinada característica. Será que ela tem mesmo?
Observe as ações da pessoa, se esta realmente expressa esta característica. Assim, você consegue entender com mais clareza se era só um achismo, uma suposição sua ou se realmente a pessoa está tendo aquela atitude no convívio e isto compõe quem ela é.
Comentários
Postar um comentário