Pular para o conteúdo principal

MUDEI MINHA RELAÇÃO COM O INCONSCIENTE POR MEIO DA PSICOTERAPIA

Hoje tenho muito mais facilidade em acolher o que o inconsciente me comunica, seja por meio dos sonhos ou outras formas. E a terapia foi fundamental neste processo! Sempre gostei de levar sonhos nas sessões de minha Psicoterapia pessoal para analisá-los junto à minha psicoterapeuta, e isto não só enriqueceu meu autoconhecimento como também me fez entender que era possível sim estabelecer e nutrir um diálogo melhor e mais profundo comigo mesma.


Naquele espaço sigiloso, acolhedor e sem julgamentos, me senti mais à vontade para me abrir não só para minha analista mas, em primeiro lugar, para mim mesma. Afinal, tem coisas que são difíceis de admitir para nós mesmos e é preciso certa coragem para tal. 


E foi a partir desta abertura sincera comigo mesma que pude aumentar minha compreensão sobre as razões e finalidades de minhas atitudes e escolhas. Ao olhar para estes aspectos meus pude compreendê-los, e com este entendimento construir novas e criativas soluções. Pois é do veneno que vem o antídoto, não é mesmo?! Deste modo, fui trilhando um caminho de romper velhos padrões de atitude que já não serviam mais e construir outros novos e mais saudáveis. 


Ao passo que fui prosseguindo no processo foi ficando cada vez mais fácil dialogar de forma honesta e profunda comigo mesma. O inconsciente também foi se tornando cada vez menos ameaçador ao meu ver. Fui percebendo que os conteúdos inconscientes complementavam a análise que eu já tinha feito conscientemente, ampliando minha perspectiva, entendimento e me auxiliando inclusive a tomar decisões com maior segurança. 


O inconsciente pra mim hoje é como se fosse um grande amigo. Que vai me lembrar de coisas que eu esqueci, me dizer coisas novas sobre mim que eu não conhecia como características, talentos e potências. Que vai me indicar novos caminhos e possibilidades assim como confirmar quando eu estiver sintonizada com minha essência.


Gratidão, Inconsciente! Sem você eu pouco seria.






Imagem utilizada da plataforma de Design gráfico Canva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES QUE ME AJUDARAM A ENTENDER MELHOR MINHA MISSÃO DE VIDA

É muito comum se perguntar qual sua respectiva missão de vida. Não há uma forma única de encontrar a resposta e talvez não haja uma resposta absoluta. Mas existem algumas perspectivas interessantes que ajudam no processo. E aqui partilharei contigo três frases que me marcaram muito na reflexão sobre minha missão de vida e que, talvez, possam te inspirar também "Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos" - Joseph Campbell Assim que vi esta frase achei tão genial! Esta perspectiva de que somos nós quem damos sentido à vida a partir das experiências que vivemos. O sentido não como o destino final, mas como algo que é vivenciado a cada dia, a cada situação… é a própria trajetória. O que te faz sentir vivo?  "Cada pessoa tem que realizar algo exclusivamente seu" - Marie-Louise Von Franz Esta frase mora no meu coração! Cada pessoa tem um talento que se destaca, um chamado que é s...

O QUE É EXPANSÃO DE CONSCIÊNCIA E QUAIS OS BENEFÍCIOS

  Muitas pessoas estão vivendo no piloto automático, seguindo o fluxo da maré. Mas existe uma maneira de romper isto e passar a viver de maneira menos automática e mais consciente. E a chave é a expansão de consciência . Expandir a consciência é expandir o que você sabe e conhece, ir conhecendo mais coisas sobre si próprio e o mundo. Passar a ter este conhecimento mais amplo sobre tudo, incluindo si próprio, é um processo de fortalecimento psicológico que aumenta a probabilidade de fazer escolhas mais assertivas.  É importante trabalhar a ampliação de consciência pois, segundo Jung, até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino . Pois se você vai no piloto automático quer dizer que está indo impensadamente, ou seja, mesmo sem perceber, está agindo com base em tendências internas, como emoções, por exemplo. Imagine esta situação: você caminhando pelos cômodos de uma casa com as luzes todas apagadas, totalmente no escuro. Dif...