E se você pudesse se entender melhor e parar de repetir os padrões de atitudes que te colocam em segundo plano, por exemplo?! Esta é uma mudança complexa que pode precisar de um auxílio especializado.
E é aí que a Psicoterapia Analítica Junguiana entra como um apoio especializado para ajudar a pessoa a buscar soluções para os conflitos. Isto ocorre a partir do que chamarei de dois pilares essenciais que são a ampliação da consciência e a mudança de atitude.
AMPLIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA
Mas afinal, o que é ampliação da consciência? Quando falamos em ampliar ou expandir a consciência, em essência, falamos em ampliar o que você sabe. Ou seja, cada vez que você transforma o "não sei" em "agora eu sei", você ampliou a consciência.
Quando você conhece mais claramente alguma coisa, quando você entende os porquês e as finalidades da sua escolha ou ação, quando você compreende algumas características específicas que te fazem ser quem você é, você ampliou mais a consciência pois você passou a saber, a conhecer todas estas coisas que antes não sabia e não conhecia.
Quando não sabemos, por exemplo, o porquê tomamos determinada atitude quer dizer que estamos agindo impensadamente, meio que no piloto automático. Se alguém nos questionar sobre este porquê, provavelmente a única resposta que teremos será um “não sei” ou “senti que era isso”.
Mas porque sentimos que era isto? Será que é porque aprendemos a ter aquele tipo de atitude e seguimos agindo daquela forma sem parar para repensar? Será que aquela atitude nos traz algum benefício, mesmo que não esteja tão clara esta relação?
Bem, não é confortável se ver assim sendo levado pela maré sem saber para onde está indo e porquê. Quando é assim, algo tem aí que pode ser melhor compreendido. Pois se você não sabe porque e para quê escolheu determinada coisa, não quer dizer que estes não existem pois existem sim, você só não está consciente disto. E enquanto permanecer assim sem saber, corre-se o risco de repetir os mesmos erros e cair nas mesmas situações desagradáveis.
A Psicoterapia Analítica Junguiana tem os recursos necessários para auxiliar a pessoa a conhecer melhor estas razões e finalidades que estão direcionando as suas escolhas e ações no dia-a-dia. Pois esta terapia facilita a construção de compreensão sobre os padrões de atitudes que estão fazendo a pessoa repetir a mesma história.

Quando você amplia a consciência e passa a ver mais claramente estes padrões de atitudes, você tem a chance de analisar melhor tudo isto. Esta análise inclui compreender melhor o que está te levando a repetir os mesmos erros e viver as mesmas situações desagradáveis.
Também identificar quais atitudes estão trazendo malefícios ou sofrimentos, ou já não servem mais em seu momento atual de vida e precisam ser mudadas. E aqui chegamos no que chamei de segundo pilar que é a mudança de atitude.
MUDANÇA DE ATITUDE
Mudar não é fácil mas também não é impossível! Quando se fala em mudar algum aspecto, se fala em um processo gradual composto por um passo a passo. Se você decidiu que quer fazer diferente, na próxima situação que você vivenciar será muito mais fácil você no mínimo lembrar das análises feitas na psicoterapia, e no máximo já agir diferente.
A cada passo dado ficará mais fácil e natural e será uma vitória! Pois é você ali se permitindo fazer novas escolhas, ter novas atitudes que irão refletir mais quem você realmente é e trazer maior bem-estar.
E é desta maneira que a Psicoterapia Analítica Junguiana ajuda diversas pessoas a transformarem padrões que estão trazendo desarmonia em suas vidas. Sabe, como psicoterapeuta, eu tenho o prazer de auxiliar diversas pessoas neste processo de ampliar a consciência e mudar atitudes, e é muito legal quando a pessoa consegue ampliar a visão sobre um aspecto por meio da psicoterapia.
Quando passa a conhecer algo que antes estava inconsciente pode sentir bem aquela sensação de “agora tudo faz mais sentido!” e tem a oportunidade de analisar melhor aquilo e de decidir fazer diferente dali em diante, e assim, escolher algo melhor para si próprio!
Comentários
Postar um comentário