Pular para o conteúdo principal

COMO A PSICOTERAPIA ANALÍTICA JUNGUIANA PODE TE AJUDAR

E se você pudesse se entender melhor e parar de repetir os padrões de atitudes que te colocam em segundo plano, por exemplo?! Esta é uma mudança complexa que pode precisar de um auxílio especializado.


E é aí que a Psicoterapia Analítica Junguiana entra como um apoio especializado para ajudar a pessoa a buscar soluções para os conflitos. Isto ocorre a partir do que chamarei de dois pilares essenciais que são a ampliação da consciência e a mudança de atitude.



AMPLIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA


Mas afinal, o que é ampliação da consciência? Quando falamos em ampliar ou expandir a consciência, em essência, falamos em ampliar o que você sabe. Ou seja, cada vez que você transforma o "não sei" em "agora eu sei", você ampliou a consciência.


Quando você conhece mais claramente alguma coisa, quando você entende os porquês e as finalidades da sua escolha ou ação, quando você compreende algumas características específicas que te fazem ser quem você é, você ampliou mais a consciência pois você passou a saber, a conhecer todas estas coisas que antes não sabia e não conhecia.


Quando não sabemos, por exemplo, o porquê tomamos determinada atitude quer dizer que estamos agindo impensadamente, meio que no piloto automático. Se alguém nos questionar sobre este porquê, provavelmente a única resposta que teremos será um “não sei” ou “senti que era isso”.


Mas porque sentimos que era isto? Será que é porque aprendemos a ter aquele tipo de atitude e seguimos agindo daquela forma sem parar para repensar? Será que aquela atitude nos traz algum benefício, mesmo que não esteja tão clara esta relação? 


Bem, não é confortável se ver assim sendo levado pela maré sem saber para onde está indo e porquê.  Quando é assim, algo tem aí que pode ser melhor compreendido. Pois se você não sabe porque e para quê escolheu determinada coisa, não quer dizer que estes não existem pois existem sim, você só não está consciente disto. E enquanto permanecer assim sem saber, corre-se o risco de repetir os mesmos erros e cair nas mesmas situações desagradáveis


A Psicoterapia Analítica Junguiana tem os recursos necessários para auxiliar a pessoa a conhecer melhor estas razões e finalidades que estão direcionando as suas escolhas e ações no dia-a-dia. Pois esta terapia facilita a construção de compreensão sobre os padrões de atitudes que estão fazendo a pessoa repetir a mesma história.



Quando você amplia a consciência e passa a ver mais claramente estes padrões de atitudes, você tem a chance de analisar melhor tudo isto. Esta análise inclui compreender melhor o que está te levando a repetir os mesmos erros e viver as mesmas situações desagradáveis.


Também identificar quais atitudes estão trazendo malefícios ou sofrimentos, ou já não servem mais em seu momento atual de vida e precisam ser mudadas. E aqui chegamos no que chamei de segundo pilar que é a mudança de atitude.



MUDANÇA DE ATITUDE


Mudar não é fácil mas também não é impossível! Quando se fala em mudar algum aspecto, se fala em um processo gradual composto por um passo a passo. Se você decidiu que quer fazer diferente, na próxima situação que você vivenciar será muito mais fácil você no mínimo lembrar das análises feitas na psicoterapia, e no máximo já agir diferente.


A cada passo dado ficará mais fácil e natural e será uma vitória! Pois é você ali se permitindo fazer novas escolhas, ter novas atitudes que irão refletir mais quem você realmente é e trazer maior bem-estar. 


E é desta maneira que a Psicoterapia Analítica Junguiana ajuda diversas pessoas a transformarem padrões que estão trazendo desarmonia em suas vidas. Sabe, como psicoterapeuta, eu tenho o prazer de auxiliar diversas pessoas neste processo de ampliar a consciência e mudar atitudes, e é muito legal quando a pessoa consegue ampliar a visão sobre um aspecto por meio da psicoterapia.


Quando passa a conhecer algo que antes estava inconsciente pode sentir bem aquela sensação de “agora tudo faz mais sentido!” e tem a oportunidade de analisar melhor aquilo e de decidir fazer diferente dali em diante, e assim, escolher algo melhor para si próprio!








Imagens feitas na plataforma de design gráfico Canva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES QUE ME AJUDARAM A ENTENDER MELHOR MINHA MISSÃO DE VIDA

É muito comum se perguntar qual sua respectiva missão de vida. Não há uma forma única de encontrar a resposta e talvez não haja uma resposta absoluta. Mas existem algumas perspectivas interessantes que ajudam no processo. E aqui partilharei contigo três frases que me marcaram muito na reflexão sobre minha missão de vida e que, talvez, possam te inspirar também "Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos" - Joseph Campbell Assim que vi esta frase achei tão genial! Esta perspectiva de que somos nós quem damos sentido à vida a partir das experiências que vivemos. O sentido não como o destino final, mas como algo que é vivenciado a cada dia, a cada situação… é a própria trajetória. O que te faz sentir vivo?  "Cada pessoa tem que realizar algo exclusivamente seu" - Marie-Louise Von Franz Esta frase mora no meu coração! Cada pessoa tem um talento que se destaca, um chamado que é s...

O QUE É EXPANSÃO DE CONSCIÊNCIA E QUAIS OS BENEFÍCIOS

  Muitas pessoas estão vivendo no piloto automático, seguindo o fluxo da maré. Mas existe uma maneira de romper isto e passar a viver de maneira menos automática e mais consciente. E a chave é a expansão de consciência . Expandir a consciência é expandir o que você sabe e conhece, ir conhecendo mais coisas sobre si próprio e o mundo. Passar a ter este conhecimento mais amplo sobre tudo, incluindo si próprio, é um processo de fortalecimento psicológico que aumenta a probabilidade de fazer escolhas mais assertivas.  É importante trabalhar a ampliação de consciência pois, segundo Jung, até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino . Pois se você vai no piloto automático quer dizer que está indo impensadamente, ou seja, mesmo sem perceber, está agindo com base em tendências internas, como emoções, por exemplo. Imagine esta situação: você caminhando pelos cômodos de uma casa com as luzes todas apagadas, totalmente no escuro. Dif...