Se você apenas olha para fora é muito fácil cair nos padrões impostos pelo mundo. Você assume uma persona (máscara social) que não reflete genuinamente quem você é, podendo se perder nisto enquanto sua personalidade autêntica é sufocada. Fica tão adaptado ao mundo que corre o perigoso risco de perder-se de si próprio.
Olhar para dentro, então, é olhar para a sua essência. É ouvir sua alma: o que ela te diz? O que sua essência quer que você realize?
O QUE O MUNDO TE DIZ
O mundo dirá que o que te falta é o produto X ou Y e se você acreditar nisto, terminará com diversos objetos comprados e esquecidos no armário pois estes não correspondem de fato ao que você realmente precisava.
As pessoas dirão características sobre você, ou criarão expectativas. Isto ocorre o tempo todo. Todas estas falas podem te levar a crer em uma determinada imagem sobre si próprio que não necessariamente irá condizer com sua verdade, com quem você realmente é.
Pode também te levar a acreditar que tem o dever de corresponder a estas solicitações. Quando é você quem é o condutor de sua própria vida. As respostas ao que você precisa, ao que te falta, está justamente dentro: em se ouvir, realizar seu potencial e expandir sua consciência.
É bem aquela frase bem conhecida do filósofo grego Sócrates: Conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo e os Deuses.
O QUE O ENCONTRO CONSIGO PRÓPRIO TE DIZ
Olhar para dentro é, então, investir o seu tempo de vida e a sua atenção para você mesmo. Buscar ativamente ampliar seu autoconhecimento, esta importante chave para destravar a vida. É se ouvir e se acolher, estar ciente de seus valores e princípios, saber de seus potenciais e também dificuldades.
É saber melhor os motivos e finalidades de suas escolhas e atitudes: acolher toda esta pluralidade que pulsa em você. É continuar adaptado ao mundo mas sem se perder neste: você sabe muito bem quem você é e quem não é; o que você quer e o que não quer.
Não significa não ouvir o que os outros tem a dizer, mas como lidar com isto. Ao se conhecer melhor você desenvolverá maior segurança em si próprio e ferramentas para ouvir o que os outros te dizem de maneira crítica. Você irá considerar estas falas mas refletirá sobre estas e tirará sua própria conclusão.
OLHAR PARA SI PRÓPRIO É OUSAR ROMPER PADRÕES
Ao se conhecer melhor você vai podendo transformar as máscaras sociais (personas) para que reflitam quem você realmente é, aproximando-as de sua real personalidade. Ás vezes temos posturas que não necessariamente refletem quem somos, mas são adaptadas ao mundo ao redor, aprendemos a agir daquela maneira.
Um certo nível de adaptação é necessário para a convivência harmoniosa entre as pessoas. Mas se está adaptado demais, se forçando a ter posturas que não te representam, que te sufocam e calam, isto é no mínimo cansativo. É só lembrar de alguma vez em que você fez algo contra sua própria vontade: como foi a experiência? Como se sentiu?
Em última instância, olhar para dentro é ir em busca das imagens arquetípicas do Inconsciente Coletivo, de buscar reconectar-se com esta raiz profunda que te nutre e que traz um sentido maior para o viver. Estar mais coeso consigo mesmo, percebendo-se mais inteiro.
Comentários
Postar um comentário