Pular para o conteúdo principal

QUEM OLHA PARA DENTRO DESPERTA: ENCONTRANDO A SI PRÓPRIO

Se você apenas olha para fora é muito fácil cair nos padrões impostos pelo mundo. Você assume uma persona (máscara social) que não reflete genuinamente quem você é, podendo se perder nisto enquanto sua personalidade autêntica é sufocada. Fica tão adaptado ao mundo que corre o perigoso risco de perder-se de si próprio. 


Olhar para dentro, então, é olhar para a sua essência. É ouvir sua alma: o que ela te diz? O que sua essência quer que você realize?  



O QUE O MUNDO TE DIZ


O mundo dirá que o que te falta é o produto X ou Y e se você acreditar nisto, terminará com diversos objetos comprados e esquecidos no armário pois estes não correspondem de fato ao que você realmente precisava.


As pessoas dirão características sobre você, ou criarão expectativas. Isto ocorre o tempo todo. Todas estas falas podem te levar a crer em uma determinada imagem sobre si próprio que não necessariamente irá condizer com sua verdade, com quem você realmente é.


Pode também te levar a acreditar que tem o dever de corresponder a estas solicitações. Quando é você quem é o condutor de sua própria vida. As respostas ao que você precisa, ao que te falta, está justamente dentro: em se ouvir, realizar seu potencial e expandir sua consciência. 


É bem aquela frase bem conhecida do filósofo grego Sócrates: Conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo e os Deuses.


O QUE O ENCONTRO CONSIGO PRÓPRIO TE DIZ


Olhar para dentro é, então, investir o seu tempo de vida e a sua atenção para você mesmo. Buscar ativamente ampliar seu autoconhecimento, esta importante chave para destravar a vida. É se ouvir e se acolher, estar ciente de seus valores e princípios, saber de seus potenciais e também dificuldades.


É saber melhor os motivos e finalidades de suas escolhas e atitudes: acolher toda esta pluralidade que pulsa em você. É continuar adaptado ao mundo mas sem se perder neste: você sabe muito bem quem você é e quem não é; o que você quer e o que não quer.


Não significa não ouvir o que os outros tem a dizer, mas como lidar com isto. Ao se conhecer melhor você desenvolverá maior segurança em si próprio e ferramentas para ouvir o que os outros te dizem de maneira crítica. Você irá considerar estas falas mas refletirá sobre estas e tirará sua própria conclusão.


OLHAR PARA SI PRÓPRIO É OUSAR ROMPER PADRÕES


Ao se conhecer melhor você vai podendo transformar as máscaras sociais (personas) para que reflitam quem você realmente é, aproximando-as de sua real personalidade. Ás vezes temos posturas que não necessariamente refletem quem somos, mas são adaptadas ao mundo ao redor, aprendemos a agir daquela maneira.


Um certo nível de adaptação é necessário para a convivência harmoniosa entre as pessoas. Mas se está adaptado demais, se forçando a ter posturas que não te representam, que te sufocam e calam, isto é no mínimo cansativo. É só lembrar de alguma vez em que você fez algo contra sua própria vontade: como foi a experiência? Como se sentiu?     

Em última instância, olhar para dentro é ir em busca das imagens arquetípicas do Inconsciente Coletivo, de buscar reconectar-se com esta raiz profunda que te nutre e que traz um sentido maior para o viver. Estar mais coeso consigo mesmo, percebendo-se mais inteiro.








Imagem da plataforma de design gráfico Canva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES QUE ME AJUDARAM A ENTENDER MELHOR MINHA MISSÃO DE VIDA

É muito comum se perguntar qual sua respectiva missão de vida. Não há uma forma única de encontrar a resposta e talvez não haja uma resposta absoluta. Mas existem algumas perspectivas interessantes que ajudam no processo. E aqui partilharei contigo três frases que me marcaram muito na reflexão sobre minha missão de vida e que, talvez, possam te inspirar também "Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos" - Joseph Campbell Assim que vi esta frase achei tão genial! Esta perspectiva de que somos nós quem damos sentido à vida a partir das experiências que vivemos. O sentido não como o destino final, mas como algo que é vivenciado a cada dia, a cada situação… é a própria trajetória. O que te faz sentir vivo?  "Cada pessoa tem que realizar algo exclusivamente seu" - Marie-Louise Von Franz Esta frase mora no meu coração! Cada pessoa tem um talento que se destaca, um chamado que é s...

O QUE É EXPANSÃO DE CONSCIÊNCIA E QUAIS OS BENEFÍCIOS

  Muitas pessoas estão vivendo no piloto automático, seguindo o fluxo da maré. Mas existe uma maneira de romper isto e passar a viver de maneira menos automática e mais consciente. E a chave é a expansão de consciência . Expandir a consciência é expandir o que você sabe e conhece, ir conhecendo mais coisas sobre si próprio e o mundo. Passar a ter este conhecimento mais amplo sobre tudo, incluindo si próprio, é um processo de fortalecimento psicológico que aumenta a probabilidade de fazer escolhas mais assertivas.  É importante trabalhar a ampliação de consciência pois, segundo Jung, até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino . Pois se você vai no piloto automático quer dizer que está indo impensadamente, ou seja, mesmo sem perceber, está agindo com base em tendências internas, como emoções, por exemplo. Imagine esta situação: você caminhando pelos cômodos de uma casa com as luzes todas apagadas, totalmente no escuro. Dif...